- -10%
Avanços em Métodos Projetivos
Avanços em Métodos Projetivos
ISBN 978-65-89092-31-5
*391 páginas
Avanços em Métodos Projetivos
Para estudantes e profissionais apaixonados por métodos projetivos e avaliação da personalidade!
Neste livro você encontrará a história, os dados empíricos, desenvolvimento e aplicabilidade de todos os instrumentos e técnicas psicológicas que estão atualmente validados no Brasil.
Sumário
Introdução
Métodos projetivos de avaliação psicológica: da origem até a atualidade
Parte 1
Manchas de Tintas
O Teste de Zulliger: panorama histórico e desenvolvimentos recentes
Teste de Zulliger no sistema Escola de Paris
Atualizações do Método de Rorschach na Escola de Paris
O Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS)
A cientificidade do Rorschach pelo Sistema Compreensivo e sua utilidade no contexto clínico-institucional
Parte 2
Técnicas aperceptivo-temáticas (TAT, CAT-A e H)
O Teste de Apercepção Temática (TAT) de Murray: panorama geral e sistema de análise
O TAT na Escola de Paris: análise da sensibilidade à perda de objeto
O Teste de Apercepção Infantil (CAT) na análise de relações objetais em crianças
Parte 3
Técnicas gráficas
O Desenho da Casa-Árvore-Pessoa em crianças vítimas de violência e com menores infratores
Desenho-Estória: dos aspectos históricos aos contextos de utilização
Considerações sobre o Desenho de Famílias com Estórias: alguns desdobramentos
O Teste do Desenho da Pessoa na Chuva: aspectos teóricos e empíricos e aplicabilidade
Parte 4
Outros métodos
Fundamentos teóricos e clínicos do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister
Questionário Desiderativo: fundamentos teórico-empíricos e aplicabilidade
O Teste de Fotos de Profissões BBT-Br: fundamentos teórico-empíricos e aplicabilidade
Contribuições da avaliação multimétodos na Avaliação Terapêutica
Reflexões acerca da avaliação da personalidade em crianças e adolescentes por meio de métodos projetivos
Possibilidades atuais e perspectivas futuras da avaliação psicológica remota com uso de métodos projetivos
Organizadoras
Anna Elisa de Villemor-Amaral
Mestre e doutora em psicologia pela Unifesp, pós-doutorado pela Universidade da Savoia, na França. Professora associada do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF) e líder do Grupo de Pesquisa Avaliação Psicológica em Saúde Mental no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Certificada pelo Therapeutic Assessment Institute (Texas, Estados Unidos).
Sonia Regina Pasian
Professora titular da Universidade de São Paulo (USP), atuando no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), onde coordena o Centro de Pesquisas em Psicodiagnóstico e integra o Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Membro fundador do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo).
Deise Matos do Amparo
Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela UnB, com doutorado-sanduíche na Université de Picardie Julies Verne, e pós-doutorado pela Université René Descartes – Paris V e pela Université Paris XIII. Professora associada do Departamento de Psicologia Clínica e Cultura da UnB. Ex-presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo).