- -10%
Como lidar com os transtornos alimentares
Você sabe os que sãõ transtornos alimentares?
Embora alguns diagnósticos psiquiátricos sejam conhecidos do público geral, ecistem muitos enganos e preconceitos quando se fala de saúde mental. Mais ainda, quando falamos dos transtornos alimentares, eles são erroneamente associados à moda e à vaidade, mas suas origens são muito mais complexas
Os transtornos alimentares são doenças que provocam alterações no comportamento alimentar, dificuldades em lidar com o próprio corpo e graves complicações clínicas.
Alguns fatos descritos neste livro causam surpresa, por exemplo: a anorexia nervosa é a mais letal das doenças psiquiátricas, e os prejuízos causados por ela na qualidade de vida equivalem aos da esquizofrenia. Existem pacientes com bulimia nervosa que não vomitam. A compulsão alimentar é um comportamento que tem muitos aspectos em comum com as dependências químicas. Há pessoas com impulso incontrolável de comer giz ou carvão. Muitas crianças possuem o diagnóstico de transtorno alimentar restritivo evitativo e seus pais não fazem a menor ideia disso.
Vigorexia, ortorexia, alcoorexia, diabulimia são comportamentos alimentares alterados descritos, ao longo dos capítulos, de forma objetiva e clara, por especialistas renomados em transtornos alimentares.
Este livro é direcionado a pacientes e seus familiares, educadores e estudantes das áreas de saúde que pretendem aprender o que são e como lidar com os transtornos alimentares.
Sumário
1. O que são transtornos alimentares?
2. Quais são as causas dos transtornos alimentares?
3. Como é o tratamento dos transtornos alimentares?
4. Anorexia Nervosa
5. Bulimia Nervosa
6. Transtorno da compulsão alimentar
7. Transtornos alimentares e obesidade
8. Pica
9. Transtorno de ruminação
10. Transtorno alimentar restritivo evitativo
11. Síndrome alimentar noturna
12. Exercícios físicos transtornos alimentares
13. Imagem corporal e suas alterações
14. Outros comportamentos alimentares alterados
15. Relato de caso: O que eu gostaria que tivessem me dito