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Curso de Pedagogia no Brasil – História e formação com pedagogos primordiais
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Curso de Pedagogia no Brasil – História e formação com pedagogos primordiais

R$ 10,00

A partir do estudo de 17 entrevistas realizadas com pedagogos brasileiros, o leitor poderá encontrar no texto subsídios para revisitar a história do curso com base nos seus marcos legais; reconhecer aspectos característicos do início do curso e os diferenciais notados ao longo da sua trajetória, em função das mudanças históricas, políticas e sociais; e discutir a posição da Pedagogia no contexto do campo acadêmico. O livro se destina aos estudantes de Pedagogia, aos professores que atuam como formadores desse curso, aos pedagogos que trabalham em contextos escolares e não escolares, aos pesquisadores da área e a todos aqueles que se interessam pelo que a Pedagogia é e pelo papel do seu curso na formação do educador.

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Giseli Barreto da Cruz possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1992), especialização em Supervisão, Orientação e Administração Escolar pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado (2002) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Realizou estágio pós doutoral (CNPq PDJ) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), sob a supervisão da professora Marli André. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRj, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e coordenadora do GEPED – Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. Anteriormente, atuou na educação básica exercendo as funções de docente e de pedagoga em redes públicas de ensino. Reúne significativa experiência na área de Educação, como professora e pedagoga, atuando com organização do trabalho pedagógico, currículo, avaliação, pesquisa, formação e prática docente. Tem se dedicado a pesquisas sobre Pedagogia, Didática e Formação de Professores.

 

Sumário:

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1

O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: UMA REVISÃO HISTÓRICA

1.1 O primeiro marco legal do curso (1939)

1.2 O segundo marco legal do curso (1962)

1.3 O terceiro marco legal do curso (1969)

1.4 O quarto marco legal do curso (2006)

1.5 Embates no (per) curso do curso

CAPÍTULO 2

TRAJETÓRIAS E MEMÓRIAS DE PEDAGOGOS PRIMORDIAIS:

OS PRIMÓRDIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL

2.1 Curso Normal e Curso de Pedagogia: uma relação parental

2.1.1 A normalização impressa pela Escola Normal

2.1.2 A força do Curso Normal no processo de se fazer professor e a força do Curso de Pedagogia no processo de se fazer pensador da educação

2.2 Diferentes filiações disciplinares: a força/fraqueza da Pedagogia?

2.2.1 A multiplicidade teórica

2.2.2 O afastamento da prática

2.2.3 A presença da pesquisa

2.2.4 O perfil dos professores

CAPÍTULO 3

TRAJETÓRIAS E MEMÓRIAS DE PEDAGOGOS PRIMORDIAIS:

RELATOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL

3.1 Diferenciais entre as décadas de 1940/1950 e 1960

3.2 Diferenciais entre o curso de formação e o curso de atuação como formador

3.3 Diferenciais impressos pelas alterações advindas dos marcos legais – as marcas de um marco…

3.4 Diferenciais impressos pelas diretrizes curriculares de 2006

CAPÍTULO 4

CONCEPÇÕES DE PEDAGOGOS PRIMORDIAIS: A POSIÇÃO DO

CURSO DE PEDAGOGIA NO CONTEXTO DO CAMPO ACADÊMICO

4.1 Pedagogia e Educação: uma relação indissociável

4.2 Pedagogia e cientificidade: uma conexão necessária?

4.1.1 Sobre a natureza do saber pedagógico

4.1.2 Sobre a cientificidade da Pedagogia

4.3 Curso de Pedagogia e Faculdade de Educação

4.4 O Curso de Pedagogia e a construção da pesquisa em educação no Brasil

CONCLUSÃO

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