- -10%
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: HISTÓRIAS TERAPÊUTICAS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS
RESENHA
Os portadores do espectro autista têm dificuldade em reconhecer e demonstrar expressões e sentimentos, têm dificuldade de se colocar no lugar do outro e não conseguem perceber os seus comportamentos inadequados.
Em geral, as crianças com transtorno do espectro autista têm um QI na média, ou até acima, e uma habilidade excepcional ou interesse em uma área em particular. É importante que essa habilidade seja percebida e focada para fortalecê-la, e o profissional deve sempre trabalhar com elogios, o que ajuda a elevar a autoestima do paciente, que geralmente é baixa. Se fortalecida e bem trabalhada a habilidade, as crianças podem fazer coisas incríveis. É importante lembrar que quem trabalha com elas deve levar em consideração o esforço e o potencial e não tanto o resultado final.
Por meio do personagem Antônio, apresentado neste livro, as crianças, ao ajudá-lo a encontrar soluções para os seus problemas, criam suas próprias histórias e conseguem se identificar e moldar seu comportamento para melhor. Antecipadamente, o terapeuta escolhe, com os familiares, um comportamento inadequado do paciente. A partir disso, apresenta o personagem ao paciente e lê, para então discutir e fazer atividades de reflexão e empatia em cima da história.