- -10%
O Escolar
ISBN: 978-65-990257-4-7
Nº de páginas: 384
Desenvolvimento Humano no Ciclo da Vida
Nesta obra, os autores contextualizam a criança escolar nos ambientes diversos, os sintomas que podem surgir e como abordá-los de uma forma prática e atual. A criança em idade escolar é aquela que já apresenta avanços consideráveis no desenvolvimento da cognição, motricidade, linguagem e regulação emocional.
Profissionais experientes tecem comentários sobre problemas atuais e informam, dentro do melhor que a literatura científica sugere, como abordar a criança dessa faixa etária de forma a evitar déficits e aprimorar a trajetória de seu desenvolvimento, otimizando o capital mental do indivíduo e da sociedade.
Sumário
Introdução
Parte 1
Aspectos gerais
1. Crianças em idade escolar: atualidades
2. Desenvolvimento das funções executivas, comportamento motor e
habilidades socioemocionais na idade escolar
3. Avaliação multidimensional do escolar
4. Educando mães, educando gerações
5. O papel da nutrição no desenvolvimento do escolar
6. Inteligência: superdotação e deficiência intelectual
7. O aprendizado da leitura e da escrita
8. O aprendizado da Matemática
9. A formação da identidade de aprendiz
Parte 2
Sobre a escola para o escolar
10. Transição para o ensino fundamental: o que muda na escola?
11. Uma escola para todos: o foco nas diferenças individuais
12. Atividade física e desempenho escolar
13. Quando o escolar não aprende Matemática: cognição numérica e
discalculia
14. Quando o escolar não aprende a leitura
15. Novas tecnologias na educação
Parte 3
Sobre o escolar com demandas clínicas
16. Quando o escolar tem problemas de comportamento
17. Quando o escolar tem dificuldades em socializar
18. O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e o escolar
19. Quando o escolar apresenta dificuldades globais de
desenvolvimento
20. Quando o escolar se excede no uso de recursos eletrônicos
21. O desenvolvimento do escolar com doenças crônicas
22. Intervenções farmacológicas no escolar
23. Intervenções na família
24. Intervenções cognitivas e comportamentais na escola do novo
século – menos poesia e mais eficiência
Referências
Índice
Sobre os autores