Atenção Interdisciplinar ao Autismo
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Atenção Interdisciplinar ao Autismo

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O livro “Atenção Interdisciplinar ao Autismo”, organizado pelas coordenadoras do PRAIA - Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo - da Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Amélia Cardoso e Maria Luísa Magalhães Nogueira conta com 20 capítulos escritos por pesquisadores e profissionais da área, de diferentes programas de pesquisa e clínicas no país lançado pela Ampla Editora. Além de especialistas brasileiros e internacionais, a obra conta também com participação de pessoas com autismo, que, de alguma forma, estão próximas ao campo acadêmico, de modo que respeita a expertise e o lugar de fala das pessoas com autismo, bem como reconhece e divulga a importância da participação dos autistas para o avanço ético e sensível das pesquisas na área.

Prefácio Sophia Silva de Mendonça

Capítulo 1: Arte e deficiência: potências do (in)visível Jardel Sander da Silva & Jane Valle

Capítulo 2: História dos transtornos do aspectro do autismo (TEA) na perspectiva de políticas públicas no Brasil Clarice Rios

Capítulo 3: Evidências científicas sobre o autismo: o que sabemos até hoje? Paulo Ricardo Martins-Filho & Brenda Carla Lima Araújo

Capítulo 4: Diagnóstico de transtorno do espectro do autismo Liubiana Arantes de Araújo

Capítulo 5: Autismo na idade adulta Alexandre Hatem & Lucas Géo

Capítulo 6: A importância dos pares na intervenção da pessoa com transtorno do espectro do autismo Andréa Fonseca Farias Lobato, Cláudia Nogueira Costa, Eugênia Andréa Leão Santos & Bernardo Serruya Carduner

Capítulo 7: A pessoa com deficiência e o direito à diversão acessível Tatiana de Oliveira Takeda

Capítulo 8: Orientação a famílias de crianças com TEA: combinando ciência e suporte afetivo Isabella Peixoto de Barcelos & Poliana Martins da Silva Vieira

Capítulo 9: Refutando equívocos sobre ABA para pessoas com transtorno do espectro do autismo Thais Porlan de Oliveira

Capítulo 10: TEA: questões atuais sobre intervenção precoce Giacomo Vivanti & Maria Luísa M. Nogueira

Capítulo 11: O treinamento de pais na promoção de qualidade de vida e desenvolvimento frente ao TEA Edilici R. S. Mallucelli, Nicole O. Carvalho & Fernanda D. de Menezes

Capítulo 12: Terapia de integração sensorial no autismo: bases para a intervenção Ana Amélia Cardoso, Izabela Lambertucci & Luísa Aragão

Capítulo 13: Atividades da vida diária e autismo: contribuições da terapia ocupacional Clarice Ribeiro Soares Araújo & Olivia Souza Agostini

Capítulo 14: Uma proposta de orientação ao cuidador: como ajudar a criança durante a alimentação Tatiane Chagas

Capítulo 15: Dificuldade alimentar no autismo: intervenção da fonoaudiologia e da terapia ocupacional Amanda Dupin & Mariana Pantuso

Capítulo 16: Recursos para inclusão escolar no TEA Adriana Araújo Pereira Borges

Capítulo 17: Leitura precoce ou hiperlexia?: reflexões sobre a habilidade precoce de leitura em crianças com TEA Cláudia Cardoso-Martins, Daniela T. Gonçalves & Carolyn B. Mervis

Capítulo 18: Apraxia de fala na infância no transtorno do espectro do autismo Leticia Maria Paula da Silva & Marileda Barichello Gubiani

Capítulo 19: Comunicação alternativa no TEA Fernanda Tebexreni Orsati & Jessica Mayara

Capítulo 20: Desenvolvimento motor no TEA Simara Regina de Oliveira Ribeiro, Guilherme Menezes Lage, Fabiana Carolina Santos de Almeida & Crislaine Rangel Couto

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